Miguel Chaves

A importância da literacia financeira na educação das crianças e jovens

26.04.2024
A importância da literacia financeira na educação das crianças e jovens

O dinheiro é um tema presente no dia a dia. Por este motivo, a aposta na literacia financeira desde a infância é fundamental para uma vida economicamente equilibrada.

 

O conhecimento e a compreensão de conceitos financeiros, dos quais resultam a capacidade de tomar decisões informadas sobre a gestão de dinheiro é designada por literacia financeira. Por ser uma competência tão útil e por contribuir para uma relação responsável e saudável com o dinheiro, é fundamental que seja ensinada durante a escolaridade. Desta forma, preparará os mais novos a lidarem com questões financeiras aquando da vida adulta.

A educação financeira começa a ser uma temática abordada na educação escolar portuguesa, mas ainda é insuficiente. O papel dos pais no ensino da literacia financeira é essencial para ensinar os mais novos sobre a importância de poupar, controlar despesas e analisar investimentos. Para educar os mais pequenos sobre literacia financeira deve estabelecer algumas regras e começar por emprestar dinheiro, para que comprem um brinquedo ou algo que queiram muito, colocando um prazo de pagamento semanal que relembre a importância de saldar esse valor.

 

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO FINANCEIRA

A transmissão de conhecimentos para o desenvolvimento de competências, que permitam responder de forma correta a situações do dia a dia que envolvem decisões financeiras é, hoje em dia, um desígnio institucional claro dentro do espaço da União Europeia. Melhorar conhecimentos e atitudes financeiras, apoiar a inclusão financeira, desenvolver hábitos de poupança, promover o recurso responsável ao crédito e criar hábitos de precaução, sensibilizando para situações de risco que podem afetar o rendimento, são metas mensuráveis pelo o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA SEGMENTADA E PROGRESSIVA

O exercício pleno da cidadania passa irremediavelmente pela capacidade de ler, analisar, gerir e comunicar sobre a condição financeira pessoal e a forma como esta afeta o bem-estar material. O valor do dinheiro é perceptível por uma criança a partir dos 4 anos, por isso, deve ser estimulada desde cedo para a importância das suas decisões financeiras.  A formação financeira passa também pela capacidade de decidir entre escolhas financeiras, de discutir assuntos financeiros e monetários sem desconforto, de planear o futuro e responder de forma competente às situações do dia a dia que envolvem decisões financeiras.

 

VANTAGENS DA LITERACIA FINANCEIRA

A literacia financeira e a educação para o consumo trazem inúmeros benefícios para o seu dia a dia. Com resiliência financeira é possível ter um melhor controlo do orçamento e despesas desnecessárias. A diminuição de despesas dispensáveis resulta, obrigatoriamente, em menos dinheiro gasto e que pode ser usado em investimentos financeiros que visem a poupança, permitindo uma melhoria da sua qualidade de vida. Controlar as despesas e os investimentos proporcionam uma relação saudável com as suas finanças e acarretará menos preocupações em relação a dívidas. A literacia financeira contribui para uma relação racional com os seus rendimentos e ajudará a concretizar planos para o futuro com a ajuda dos especialistas de crédito e financiamento da MAXFINANCE.

share